13 de outubro de 2010

SERMÃO DA MONTANHA PARA PROFESSORES

 O Sermão da montanha   (*versão para educadores*)

 Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre  uma grande pedra deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:


 - Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque  deles é o reino dos céus.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque  serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...

 Pedro o interrompeu:
 - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?


 André perguntou:
- É pra copiar no caderno?


 Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!


 Bartolomeu quis saber:
 - Vai cair na prova?


 João levantou a mão:
 - Posso ir ao banheiro?


 Judas Iscariotes resmungou:

 - O que é que a gente vai ganhar com isso?

 Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!


 Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?


 Tiago Maior indagou:
 - Vai valer nota?

 
 Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.


 Simão Zelote gritou, nervoso:
 - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

 
 Mateus queixou-se:
 - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

 
 Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado  nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
 - Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação   diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
 
 Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

 
 Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
 - Quero ver as avaliações da Provinha Brasil, da Prova Brasil e demais testes e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos  para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor efetivo...

 
 Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator  previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de educador se enterneceu e Ele continuou:

 -“Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês”.

 
 Tomé, sempre resmungão, reclamou:
 - Mas só no céu, Senhor?

 
 - Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienação... Eu lhes digo, NÃO! Não se acomodem. Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois...
 E Jesus concluiu:
- Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...

 Texto de abertura do Programa Rádio Vivo — Rádio Itatiaia, Belo Horizonte —   texto do professor Eduardo Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.